terça-feira, 30 de abril de 2013

4.ª sessão - Fotografia - "At the Dandora Dump"



 At the Dandora Dump, Micah Albert (2013)


    Nesta sessão do Clube de Leitura dedicada à Fotografia, a minha escolha recai sobre At the Dandora Dump, da autoria do americano Micah Albert, vencedora do 1.º prémio, na categoria de “Contemporary Issues”, em 2013.
    Esta fotografia retrata uma situação que, para mim, é insólita e me causou espanto: uma mulher sentada no meio do gigantesco aterro a céu aberto Dandora, próximo de Nairobi, no Quénia, a folhear um livro ou uma revista. Penso que esta mulher, tal como os habitantes locais, se dedica a procurar alimentos e a separar materiais para reciclagem nesta lixeira, e, no momento em que foi fotografada, estaria a fazer uma pausa “lendo” livros e revistas que encontrou.
    A imagem remete-nos, também, para os grandes problemas ambientais dos países mais pobres, onde as grandes lixeiras sem condições são uma realidade. A aproximadamente 8 km da capital do Quénia, Dandora é um dos maiores depósitos de lixo de África. As condições no Quénia são mínimas, pois existe muita poluição e, devido à proximidade com as lixeiras, as pessoas ganham imensos problemas de saúde e, como não têm assistência médica, acabam sofrer graves doenças e por morrer. Todavia, estas lixeiras são a única maneira de se alimentarem, uma vez que não têm acesso à comida, ao dinheiro e à higiene como nós e muitas outras pessoas.
    Os tons predominantemente acastanhados e acinzentados da fotografia reforçam a ideia de pobreza extrema das pessoas que sobrevivem com este modo de vida.
    Não deixa de ser chocante o conhecimento desta dura realidade num país como o Quénia, mais conhecido pela oferta de experiências únicas e ricas, como os safaris.

                                                                                                             Cristiana Seara Penetra, 9ºA, nº7

Sem comentários:

Enviar um comentário